segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Usar óculos falsificados é tapar o sol com a peneira

Gazetaweb.com 27.12.2010 19h30

Médicos alertam para o risco de lentes que não protegem os olhos dos raios ultraviolentas, que aceleram até catarata



     Mais de 10 milhões de brasileiros estão trocando, principalmente no verão, a proteção, por riscos sérios à saúde, ao apostarem em óculos escuros falsificados. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), com dados oficiais da Receita Federal, 90% dos óculos falsos apreendidos em 2009 e 2010 são solares, em um total de 10,4 milhões de unidades. Médicos alertam que a prática pode acelerar doenças como catarata e degeneração macular.

    O problema é tão sério que os óculos solares são, atualmente, o segundo produto mais pirateado do Brasil, perdendo apenas para mídias em geral (CD’s, DVD’s etc). “Usar óculos escuros falsificados é perigoso porque, ao escurecer a vista, eles fazem com que a chamada ‘menina dos olhos’ fique mais aberta, mas ao mesmo tempo não bloqueiam os raios ultravioletas”, explica o oftamologista Leôncio Queiroz Neto, conselheiro da Abióptica.

     Segundo os médicos, é preferível até ficar com os olhos nus do que colocar proteções inadequadas. Segundo Leôncio, quem não tiver condições de comprar óculos originais — que tenham filtros de raios ultravioletas de boa qualidade —devem optar por outras opções contra a luz do sol nos olhos. “É preferível que a pessoa utilize bonés e viseiras ou fique debaixo de barracas, do que usar óculos escuros falsificados”, diz.

     O aconselhamento dos médicos, entretanto, muitas vezes esbarra em opções estéticas, principalmente dos jovens. “Nosso desafio é passar essa informação claramente aos usuários, que devem exigir, juntamente com seu padrão estético de preferência, também um padrão de qualidade na hora de adquirir um óculos solar”, comenta o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado.

     Usar óculos escuros falsos pode acelerar a chegada da catarata em quem tem predisposição para contrair a doença e também pode resultar, com o tempo, em degeneração macular, que tem como um dos sintomas a perda de parte da visão.
..........................................................................

Citações do Dia

Um pouco e Epicteto...

"É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe."

"Não espere que as coisas aconteçam como você deseja, mas tolere que elas aconteçam como acontecem ou como têm de acontecer, e você permanecerá bem"

"Dentro da Ordem Divina, cada um de nós tem um compromisso particular. Descubra qual é o seu e siga-o fielmente."

"Não fale sobre suas aspirações espirituais com pessoas que não as apreciarão. Mostre seu caráter e seus compromissos com dignidade pessoal somente através de suas ações."

"O primeiro passo para viver com Sabedoria é renunciar à vaidade."

"A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle, outras não. Só depois de lidar com essa questão fundamental e aprender a distinguir entre o que você pode e o que você não pode controlar, é que a tranqüilidade interna e a eficácia externa se tornam possíveis."

"Só a educação liberta."

"Na prosperidade é fácil encontrar amigos; mas na adversidade é a mais ingrata das tarefas."

"Se se apresentar uma oportunidade de falar acerca de uma questão de verdadeira importância na presença de ignorantes, você deverá se guardar de fazê-lo, pois há grande perigo em manifestar, imediatamente, aquilo em que não se meditou adequadamente. Se, por acaso, alguém censurá-lo e disser que você nada sabe, se tal censura não molestá-lo nem feri-lo, será certo que você começará a ser um filósofo desde tal momento. As ovelhas não vão mostrar aos pastores o que comeram; pelo contrário, depois de bem digerido o pasto dão-lhes lã e leite. Do mesmo modo, vocênão deve malgastar, entre ignorantes, belas máximas; procure digeri-las e dá-las a conhecer por meio dos seus atos."

"Desconfie das convenções sociais. Assuma a sua própria maneira de pensar. Desperte do entorpecimento causado pelos hábitos adotados sem reflexão."

"Todos os acontecimentos contêm algo vantajoso para você – se você quiser procurar!"

"Não podemos buscar nosso bem maior sem necessariamente promover, ao mesmo tempo, o bem dos outros. Uma vida que se limita a interesses pessoais não pode ser submetida a qualquer avaliação respeitável."

"Acusar os outros pelos próprios infortúnios é um sinal de falta de educação; acusar-se a si mesmo mostra que a educação começou; não acusar nem a si nem aos outros mostra que a educação está completa."

"Faça o possível para ser dono dos seus desejos."

"É preferível morrer de fome mas livre de desgostos e medos, a viver na abundância acossado por preocupações, temores, desconfianças e desejos incontroláveis."

"A virtude não é uma questão de graus; a virtude é um absoluto."

............................................................................................................

EPICTETO foi um filósofo e professor grego que nasceu escravo entre 50 e 60 d. C., em Hierápolis, Frígia, no extremo oriental do Império Romano, e que morreu livre em Nicópolis por volta de 135/138. Por ter nascido escravo, não se cansava de ensinar: A liberdade é o único objetivo que tem valor na vida. Para Epicteto, um dos grandes mestres do Estoicismo, uma vida feliz e uma vida virtuosa são sinônimos, e felicidade e realização pessoais são conseqüências naturais de bem pensar e da prática permanente de atitudes virtuosas.

O Estoicismo é uma doutrina filosófica que propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apatheia) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do Universo. O Estoicismo floresceu na Grécia com Cleantes de Assos e Crisipo de Solis, sendo levada para Roma no ano 155 a. C. por Diógenes de Babilônia. Ali seus continuadores foram Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto e Lucano. A ética estóica não brota de nenhuma teoria metafísica, mas sim do ideal prático proclamado já pelo Cinismo: o homem sábio não apreende o seu verdadeiro bem nos objetos externos, mas no estado da própria alma, sabedoria pela qual se vê livre das paixões e dos desejos que perturbam a vida. O homem sábio e virtuoso é indiferente a todas as coisas exteriores. A última época do Estoicismo, ou período romano, caracteriza-se pela sua tendência prática e religiosa, como se verifica nos Discursos e no Encheiridion de Epicteto e nos Pensamentos ou Meditações de Marco Aurélio.

Ficheiro:Epictetus.jpg
............................................................................................
fonte: Wikpédia, "A Arte de Viver (Epicteto) uma interpretação de Sharon Lebell" Editora Sextante. 
"Epicteto(DIATRIBES E ENCHEIRIDION)" - Pelo Prof. Dr. R. D. Pizzinga, 7Ph.D. (http://svmmvmbonvm.org/epicteto.pdf)