sábado, 25 de setembro de 2010

Eu lhe dei a vida ,mas não posso vive-la por voce

Eu posso mostrar-lhe caminhos , mas não posso estar neles para liderar você.

Eu posso levá-lo à igreja, mas não posso fazer com que tenha fé.

Eu posso mostrar-lhe a diferença entre o certo e o errado, mas não posso sempre decidir por você

Posso te dar amor, mas não posso impo-lo a voce

Posso te ensinar a compartilhar, mas não posso te fazer generoso

Eu posso te ensinar o respeito, mas não posso força-lo a ser respeitoso

Eu posso te aconselhar sobre amigos, mas não posso escolher por voce

Eu posso orar por voce, mas não posso impor-lhe Deus

Eu posso dar-lhe amor incondicional por toda minha vida e isto eu farei.

--------------------------------------------------------------

UMA LIÇÃO CHINESA

Era uma vez uma jovem chamada Lin, que se casou e foi viver com o marido, na casa da sogra. Depois de algum  tempo, começou a ver que não se adaptava à sogra.

Os temperamentos eram muito diferentes, e Lin se irritava com os hábitos e costumes da sogra, que criticava cada vez mais com insistência.

Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto de a vida se tornar insuportável. No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem de estar sempre a serviço da sogra, e obedecer-lhe em tudo.

Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas”.

Lin respondeu: “Obrigado, Mestre Huang, farei tudo o que me recomenda”. Lin ficou muito contente, e voltou entusiasmada com o projeto de assassinar a sogra.

Durante várias semanas, Lin serviu, dia sim, dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra. E tinha sempre presente a recomendação de Mestre Huang para evitar suspeitas: controlava o temperamento, obedecia à sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua própria mãe.

Passados seis meses, toda a família estava mudada. Lin controlava bem o seu temperamento, e quase nunca se aborrecia. Durantes esses meses, não teve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava muito mais amável e mais fácil de tratar com ela.

As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha. Certo dia, Lin foi procurar o Mestre Huang, para lhe pedir ajuda, e disse-lhe:

"Mestre, por favor, ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. É que ela se transformou em uma mulher agradável, e gosto dela como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dei.”

Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça: “Lin, não te preocupes. A tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas que te dei são vitaminas para melhorar a saúde. O veneno estava nas tuas atitudes, mas foi sendo substituído pelo amor e carinho que lhe começaste a dedicar”.

Na China, há um provérbio que diz: “A pessoa que ama os outros também será amada”. E os árabes têm outro provérbio: “O nosso inimigo não é aquele que nos odeia, mas aquele que nós odiamos”.

As pessoas que mais nos dão dor de cabeça hoje poderão vir a ser as que mais nos darão alegrias no futuro. Invista nelas... cative-as, ouça-as, cruze seu mundo com o mundo delas. Plante sementes. Não espere o resultado imediato... colha com paciência.

Esse é o único investimento que jamais se perde. Se as pessoas não ganharem, você, pelo menos, ganhará: Paz interior, experiência, e consciência de que fez o melhor.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Importância do Trabalho em Equipe

A característica principal de uma equipe é que os integrantes têm um propósito comum e dependem uns dos outros para o desempenho definitivo.


Uma equipe só pode “vencer” quando usa as atitudes de seus integrantes em um esforço coordenado, em vez de uma série de atividades individuais.





Algo que ilustra perfeitamente o senso de equipe foi descoberto por cientistas americanos, quando observaram o porquê os gansos voarem em formação “V”, seque abaixo algumas conclusões:

1 – Fato: À medida que a ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente. As pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança umas das outras.

2 – Fato: Sempre que um ganso sai fora de formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de voar só, e de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente. Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo em comum.

3 – Fato: Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta. É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

4 – Fato: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.

5 - Fato: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntam-se à outra formação, até encontrar o seu grupo original. A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

Se tivéssemos o sentido dos gansos, também ficaríamos assim, um ao lado do outro.

Existe uma diferença significativa de um grupo para uma equipe. Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns. É muito mais do que um simples agrupamento de pessoas, pois seus membros interagem regularmente e consideram-se mutuamente dependentes para alcançar seus objetivos. Assim, um grupo é um conjunto de pessoas que interagem primariamente obtendo desempenho meramente igual à soma das contribuições de cada membro individual (cooperação).

Pode-se considerar equipe um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados.

Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

O grande astro da NBA (Liga de basquete americana) Michael Jordan disse certa vez “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

..................................................

Eu não vou trabalhar vou me divertir

Quando saio de casa e me despeço de meus filhos, eles me perguntam: Vai trabalhar pai? e eu digo:
Não, vou me divertir.

"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente."

Texto budista

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VIVER DE BEM COM A VIDA

   Um homem morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica. Todos os dias ele pegava o ônibus das 6h15 e viajava cinqüenta minutos até o trabalho. À tardinha fazia a mesma coisa voltando para a casa. No ponto seguinte ao que homem subia, entrava uma velhinha, que procurava sempre sentar na janela. Abria a bolsa tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus.

  Um dia, o homem reparou na cena. Ficou curioso. No dia seguinte, a mesma coisa. Certa vez o homem sentou-se ao lado da velhinha e não resistiu:

- Bom dia, desculpe a curiosidade, mas o que a senhora esta jogando pela janela?
- Bom dia, respondeu a velhinha. - Jogo sementes.
- Sementes? Sementes de que?
- De flores. É que eu viajo neste ônibus todos os dias. Olho para fora e a estrada é tão vazia. E gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho... Imagine como seria bom.
- Mas a senhora não vê que as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos... A senhora acha que essas flores vão nascer aí, na beira da estrada?
- Acho, meu filho. Mesmo que muitas sejam perdidas, algumas certamente acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.
- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água...
- Ah, eu faço minha parte. Sempre há dias de chuva. Além disso, apesar da demora, se eu não jogar as sementes, as flores nunca vão nascer.

Dizendo isso, a velhinha virou-se para a janela aberta e recomeçou seu "trabalho". O homem desceu logo adiante, achando que a velhinha já estava meio "caduca". O tempo passou...

Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem levou um susto, olhou para fora e viu margaridas na beira da estrada, hortênsias azuis, rosas, cravos, dálias... A paisagem estava colorida, perfumada, linda. O homem lembrou-se da velhinha, procurou-a no ônibus e acabou perguntando para o cobrador, que conhecia todo mundo.

- A velhinha das sementes? Pois é, morreu de pneumonia no mês passado. O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela.

"Quem diria, as flores brotaram mesmo", pensou. "Mas de que adiantou o trabalho da velhinha? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda".

Nesse instante, o homem escutou uma risada de criança. No banco da frente, um garotinho apontava pela janela entusiasmado: Olha, mãe, que lindo, quanta flor pela estrada... Como se chamam aquelas azuis?

Então, o homem entendeu o que a velhinha tinha feito. Mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a velhinha devia estar feliz. Afinal, ela tinha dado um presente maravilhoso para as pessoas.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se numa janela e tirou um pacotinho de
sementes do bolso...

Autor Desconhecido
 
Devemos fazer nossa parte para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver, não importando quando os resultados surgirão. FAÇAMOS NOSSA PARTE e em nosso meio ambiênte
.........................................................

Texto recebido da colega Denise M. S. e Silva Casellato, a quem agradeço o carinho.

Pai Nosso

Será inútil dizer "Pai Nosso"

se em minha vida não hajo como filho de Deus, fechando meu coração ao amor.

Será inútil dizer "que estais nos céus"
se os meus valores são representados pelos bens da terra.

Será inútil dizer "santificado seja o vosso nome"
se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.

Será inútil dizer "venha a nós o vosso reino"
se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.

Será inútil dizer "seja feita a vossa vontade aqui na terra como no céu"
se no fundo desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem.

Será inútil dizer "o pão nosso de cada dia nos daí hoje"
se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome.

Será inútil dizer "perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho.

Será inútil dizer "e não nos deixais cair em tentação"
se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus.

Será inútil dizer "livrai-nos do mal"
se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais, e se tudo o que é proibido me seduz.

Será inútil dizer "Amém"
porque sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar.

.....................................................................
Texto extraído do "Semanário da Casa da Paz"