A nova versão do eSocial já foi implementada e traz novidades, dentre elas, atualizações nas soluções web e no aplicativo mobile.
O eSocial foi implantado junto aos empregadores de forma
escalonada em cinco grupos de contribuintes, iniciando pelos empregadores
domésticos em 2015, seguido pelas maiores empresas do país em 2018 até chegar
às pequenas empresas e demais pessoas físicas em 2019.
Por último, estão os órgãos da administração pública direta que
iniciou a transmissão de suas primeiras informações em julho/2021.
Para facilitar ainda mais a implementação, a adesão de cada grupo
de contribuintes se deu quatro fases, de acordo com a natureza das informações
a serem enviadas. A atualização
no sistema traz novidades que beneficiam e agilizam o envio de informações
pelos usuários primeira fase consiste nos eventos de tabelas e os
cadastros dos empregadores. Os eventos não periódicos fazem parte da segunda
fase, nela, as empresas são obrigadas a enviar informações relativas aos
trabalhadores e seus vínculos, e eventos como admissão, afastamento e
desligamento. Na terceira fase torna-se obrigatório o envio de folhas de
pagamento, que viabiliza a substituição da GFIP e, futuramente, da DIRF. E, na
última fase, as informações relativas a segurança e saúde no trabalho.
Os usuários do eSocial têm a sua disposição, modernas soluções
para envio de suas informações relativas ao eSocial, com integração direta
entre seus computadores e o ambiente nacional do eSocial. Também têm acesso aos
portais web das empresas e do cidadão, uso de aplicativo mobile e chatbot, além
de serviço de download para possibilitar que as empresas e empregadores recuperem
as informações enviadas.