terça-feira, 25 de maio de 2021

Diferenças entre soluções de prata coloidal e prata iônica

 Artigo publicado por News Medical - Life Sciences em 06/11/2019 (Uma entrevista com Philip Marshall)

[...] [Tradução livre]

Quais efeitos antimicrobianos foram demonstrados para as nanopartículas de prata?

Mesmo na antiguidade, a prata era reconhecida, embora de forma anedótica, como tendo propriedades antibacterianas. Os antigos romanos usavam vasos de prata e os talheres eram feitos de prata. No passado, moedas de prata eram colocadas no leite para reduzir o azedamento.

Em tempos mais recentes, a prata em várias formas tem sido usada em bandagens para auxiliar na cura e na prevenção de infecções, bem como em uma série de outros usos, como incorporação em superfícies de itens usados ​​em cozinhas e hospitais. Um documento de pesquisa afirma que a prata é eficaz contra 650 cepas de microorganismos. Uma lista completa de referências certamente ocuparia várias páginas, aqui estão alguns exemplos.

  1. UCLA Medical School 1980, Larry C. Ford, MD,
  2. Atividade antibacteriana de íons e partículas de nanoprata. Georgios A. Sotiriou e Sotiris E. Pratsinis Environmental Science & Technology 2010 44 (14), 5649-5654 DOI: 10.1021 / es101072s
  3. Geléia. Chem. Soc.200512772285-2291. Data de publicação: 29 de janeiro de 2005 https://doi.org/10.1021/ja040226s Copyright © 2005 American Chemical Society
  4. Engenharia de nanoprata como um antibacteriano, biossensor e material de bioimagem Georgios A. Sotiriou e Sotiris E. Pratsinis *

Como as nanopartículas de prata rompem as paredes celulares para combater as bactérias?

Este ainda é um assunto muito debatido e mais pesquisas são necessárias, mas algumas pesquisas sugerem que são os íons de prata Ag + que têm um efeito destrutivo na membrana celular, levando à morte do organismo.

Créditos da imagem: Kateryna Kon | Shutterstock

O problema aqui está na entrega de íons, pois as soluções ingeridas de prata iônica tornam-se compostos de prata 7 segundos após a ingestão. Nanopartículas de prata podem viajar pelo organismo humano enquanto liberam íons de prata de sua superfície.

Este processo de oxidação é mais lento do que o método de contato iônico direto, mas nos casos em que íons livres, como cloreto podem estar presentes (soro sanguíneo, etc.), as nanopartículas de prata são um mecanismo de entrega eficaz para íons de prata devido ao seu baixo potencial de reatividade. Se a propriedade antimicrobiana deriva da partícula real ou de sua capacidade de liberação de íons, o resultado é o mesmo.

  1. Morones JR, Elechiguerra JL, Camacho A, Holt K, Kouri JB, Ramirez JT, Yacaman MJ. O efeito bactericida das nanopartículas de prata. Nanotecnologia. 2005; 16: 2346–2353. [PubMed: 20818017] * Primeiro estudo para investigar sistematicamente as propriedades bactericidas das nanopartículas de prata.
  2. Sotiriou e Pratsinis Page 6 Curr Opin Chem Eng. Manuscrito do autor; disponível no PMC em 30 de maio de 2013.

Quais são as vantagens e limitações da prata coloidal em relação às soluções de prata iônica?

Uma verdadeira prata coloidal de NPs de prata tem baixa reatividade no organismo humano, as soluções iônicas são altamente reativas. Os íons de prata se combinam com os íons de cloreto livres encontrados no organismo humano em cerca de 7 segundos.

Muitos dos produtos disponíveis no mercado hoje chamados de prata coloidal contêm baixa concentração de partículas e muitas vezes de tamanho de partícula muito grande, juntamente com um alto conteúdo iônico. Um verdadeiro colóide contendo mais de 50% de partículas e com um tamanho médio de partícula inferior a 10 Nm é muito mais eficaz na atividade antimicrobiana.

As nanopartículas de prata são suscetíveis à resistência antimicrobiana? Por quê?

Pode ser possível, mas improvável, pois a prata faz com que os organismos afetados morram antes que possam desenvolver mutações resistentes. Mais pesquisas são necessárias, mas há muito potencial para a criação de coquetéis terapêuticos, talvez incorporando NPs de prata com outros antimicrobianos.

Nanopartículas de prata são atualmente eficazes contra várias bactérias resistentes a antibióticos.

  1. Caio HN Barros, † Stephanie Fulaz, † Danijela Stanisic e Ljubica Tasic Biogenic Nanosilver contra bactérias multirresistentes (MDRB)

As nanopartículas de prata são seguras para consumo humano? Como as nanopartículas de prata são reguladas?

Todos os testes 1 realizados pela Purest Colloids mostram que [o processo de fabricação][...] é totalmente seguro.

O fato de o FDA permitir que ele seja fabricado em uma instalação altamente controlada e vendido ao público confirma isso. Embora não existam regulamentações específicas relacionadas à prata coloidal, as instalações de fabricação são rigorosamente controladas pelo FDA, assim como qualquer processo relacionado a alimentos ou produtos farmacêuticos.

  1. Teste de mutação reversa bacteriana de Ames: HET-CAM, HRIPT, AOTS

Quais são as diferenças entre coloides de partículas de metal de prata e solução de prata iônica?

Um colóide é uma substância insolúvel suspensa em outra substância. As nanopartículas de prata (...) permanecerão em um estado coloidal indefinidamente devido ao potencial zeta da partícula.

No caso de alguns coloides de partículas grandes de alta concentração, adições de proteínas potencialmente perigosas são necessárias para evitar a aglomeração e precipitação de partículas.

As soluções de prata iônica não são colóides. Os íons de prata (partículas de prata sem um elétron orbital externo) só podem existir no soluto. Uma vez em contato com os íons livres ou quando a água evapora, compostos de prata insolúveis e às vezes indesejáveis ​​se formam.

Quais são as vantagens e limitações da prata coloidal em relação às soluções de prata iônica?

Embora sejam úteis em certas aplicações externas, as soluções iônicas são limitadas por sua capacidade reativa. Em muitos casos, os compostos de prata formados são ineficazes e / ou indesejáveis ​​em altas dosagens.

Os verdadeiros colóides de nanopartículas de prata não sofrem desta desvantagem, pois não formam compostos prontamente no organismo humano.

Como o tamanho da partícula afeta a reação com nanopartículas de prata?

O tamanho da partícula é crucial quando as reações das nanopartículas de prata estão em causa. A capacidade das nanopartículas de prata de liberar íons de prata (Ag +) ocorre apenas na superfície da partícula. Portanto, com qualquer peso de partícula dado, quanto menor a partícula, maior a área de superfície total.

Além disso, foi demonstrado que NPs de tamanho menor de partícula demonstram uma capacidade aprimorada de liberar íons de prata. Mesmo no caso em que o contato real das partículas pode ser o mecanismo reativo, a área de superfície ainda é o fator dominante na determinação da eficácia.

Qual é o futuro da prata colóide e dos colóides puros?

Embora atualmente a prata coloidal seja limitada ao mercado como suplemento dietético, seu uso potencial no combate a organismos patogênicos é significativo, particularmente à luz do desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos.

Além disso, há um enorme potencial na pesquisa de seu uso como antivirais e antifúngicos. purecolloids.co.uk está empenhada em apoiar o uso responsável de nanopartículas de prata em suas várias aplicações e no desenvolvimento de diretrizes de uso seguro para produtos de prata coloidal dentro da estrutura legal existente atualmente.

Onde os leitores podem encontrar mais informações?

www.purecolloids.co.uk