quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pensamento do Dia

"Vosso corpo é a harpa de vossa alma; a vós pertence tirar dele música melodiosa ou ruídos dissonantes."

Gibran Kahlil Gibran (filósofo, pintor, ensaísta e poeta libanês, 1883-1931)

Dados da RFB comprovam eficiência da Aduana

Excelência

Ana Flávia Câmara
Qua, 23 de Maio de 2012 10:16
SINDIFISCO NACIONAL

       A Revista Fato Gerador, publicação da Assessoria de Comunicação Social da RFB (Receita Federal do Brasil), divulgou números que demonstram a eficiência da Aduana brasileira. Um dos exemplos é a diminuição do tempo médio bruto de despacho aduaneiro de importação, que caiu cerca de 5%, de 2010 para 2011.
       A diminuição no tempo de despacho foi obtida mesmo com o fato de o número de transações de comércio exterior ter registrado recorde: 3,72 milhões de operações. Ainda de acordo com a publicação, as exportações também ficaram mais agéis, com o tempo médio do processo tendo caido de 12 para 10 horas. Uma redução de 17%.
       No entanto, a maior agilidade não significa descuido no ato de coibir a entrada ilegal de produtos e a sonegação de impostos. De 2010 para 2011, a arrecadação proveniente de multas cresceu 3%. No total, a arrecadação vinculada ao comércio exterior somou R$ 77,1 bilhões, 8% do total da arrecadação nacional em 2011.
       Os números da RFB derrubam o argumento do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, que, segundo a imprensa, defenderia a retirada da Aduana da RFB, a fim de conferir-lhe mais eficiência. Ao saber disso, o secretário da RFB, Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, discordou da ideia do ministro.
       “A Aduana pode ser fortalecida sem que haja separação. Os tributos de comércio exterior e os tributos internos têm correlação muito grande. Isso permite que o órgão, funcionando conjuntamente, possa ter maior eficiência. Isso é uma tendência mundial”, defendeu Barreto, em entrevista à Agência Estado, na segunda-feira (21/5).
       As declarações do secretário da RFB se somam à luta antiga do Sindifisco Nacional, uma vez que não é a primeira vez que se ouve falar nisso. “A ideia parece ser a ‘facilitação do comércio exterior’, sob o comando de grupos de interesse que não conseguem atuar como pretendem em função da blindagem política da RFB”, diz trecho do editorial mais recente do Sindifisco Nacional sobre o assunto.
       Sobre os números divulgados pela Revista Fato Gerador da RFB, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, chama a atenção para o fato de que, mesmo com todas as carências (falta de pessoal e equipamentos e infraestrutura inadequada), os números da Aduana atestam a excelência do órgão.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

3 vezes Pitágoras


"Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance”

“Purifique teu coração para permitir que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda no recipiente sujo”

“A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”