quarta-feira, 30 de junho de 2021

Alfândega de Santos desmonta esquema fraudulento de encomendas internacionais

Os produtos eram enviados ao país como bagagem desacompanhada.

Alfândega de Santos desmonta esquema fraudulento de encomendas internacionais

A Alfândega de Santos, por meio de suas equipes de Gestão de Risco e da utilização do sistema de inteligência artificial "AJNA", detectou um grande esquema logístico de envio de encomendas do exterior que estavam ocultas em contêineres despachados como bagagem desacompanhada. O valor estimado dos produtos pode ultrapassar R$ 25 milhões.

Em março de 2021, a Unidade promoveu uma grande reformulação na sistemática do Gerenciamento de Risco com relação às bagagens desacompanhadas. Passou-se a levar em consideração, entre outros critérios, a análise informatizada de imagens de escâner de contêineres, o cruzamento de informações relacionadas ao recebimento do auxílio emergencial do governo federal por parte dos consignatários (donos das cargas), entre outros parâmetros.

Até essa terça-feira, 29 de junho, foram retidas 350 toneladas de mercadorias contidas em 25 contêineres. Durante a verificação física, foram encontradas cargas operadas por empresas de encomendas, completamente irregulares e clandestinas, especializadas na facilitação do contrabando e do descaminho.

Contêineres lotados de encomendas, declaradas como bagagem desacompanhada e com suspensão de impostos, eram despachados em nome de supostos viajantes internacionais que estariam retornando ao país com seus bens, utilizando-se do modal marítimo.

Dos 25 contêineres selecionados, dois saíram do Porto de Santos, através de trânsito aduaneiro, com destino ao Porto Organizado de Vila do Conde, no Pará. O trabalho em cooperação com a Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal na 2ª Região Fiscal possibilitou a verificação física da carga e a apreensão das mercadorias. Nesses dois contêineres, foram encontradas armas e munições.

Apreensão de armas - Porto de Vila do Conde, PA

Durante os trabalhos de análise de dados, três empresas aparecem com maior frequência nos relatórios da fiscalização. Grande parte da carga é constituída por itens novos e repetidos, cuja soma de seus valores é incompatível com a renda ou patrimônio do suposto viajante, descaracterizando a carga como bagagem desacompanhada.

A Receita Federal iniciará tratativa de cooperação com autoridades norte-americanas para identificar os responsáveis no exterior e verificar se há ilícitos praticados por brasileiros nos Estados Unidos.

Como funcionava o esquema

Pessoas físicas ou empresas localizadas no Brasil adquiriam mercadorias estrangeiras. Em seguida, esses importadores se utilizavam de serviços de "redirecionamento de produtos" ou de "compra assistida" prestados por pessoas localizadas no exterior, contactadas por meio de sites na internet ou pelas redes sociais.

Esses "assistentes" estrangeiros reuniam as compras de vários clientes brasileiros, separando-as em caixas, e as despachavam para o Brasil como se fosse a bagagem desacompanhada de um único indivíduo (laranja). O objetivo era evitar a tributação que incidiria na importação, além de trazer, ocultos na suposta bagagem, bens de comercialização ou consumo proibidos no Brasil.

Após passar pela fiscalização aduaneira e evitar o controle administrativo de outros órgãos, um integrante da quadrilha no Brasil recebia a carga consolidada, separava os itens e remetia as mercadorias para os endereços dos reais adquirentes.

Entrevista coletiva

O delegado da Alfândega de Santos, auditor-fiscal Richard Fernando Amoedo Neubarth, concedeu entrevista coletiva na terça-feira, 29 de junho, para repassar detalhes da Operação aos veículos de comunicação.

Infográfico



Fonte: Assessoria de Comunicação

Confira a repercussão na imprensa

terça-feira, 29 de junho de 2021

DRF/Presidente Prudente promove destinação para mais seis entidades em junho



Foram destinados vestuários, produtos de higiene pessoal, eletrônicos, celulares e oito veículos.

A Receita Federal em Presidente Prudente realizou destinação de mercadorias para mais seis entidades neste mês de junho. Contando com as outras três já noticiadas anteriormente, somam-se ao todo nove entidades. Diversas mercadorias, entre elas vestuário, produtos de higiene pessoal, eletrônicos e celulares, bem como oito veículos, foram destinados na modalidade incorporação.

As seis últimas entidades são: MD/Comando da Aeronáutica – Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo; Departamento de Estradas de Rodagem – Divisão Regional de Presidente Prudente/SP; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupi Paulista/SP – Apae; Secretaria de Administração Penitenciária – Penitenciária A.E.V.P. Cristiano de Oliveira de Flórida Paulista/SP; Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista/SP; Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio/SP.

Dentre os veículos, o Departamento de Estradas de Rodagem – Divisão Regional de Presidente Prudente/SP incorporou um caminhão e uma caminhonete; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupi Paulista/SP – Apae um automóvel passeio; a Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista/SP dois veículos passeio; e a Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio/SP dois automóveis passeio e um caminhão.

As solicitações, análises e atendimentos foram apresentados em processos administrativos, que tramitaram pela Receita Federal, visando a transparência dos atos e o compromisso ético com a coisa pública.

O procedimento de destinação é previsto no Decreto-lei n.º 1.455/1976, combinado com as Portarias n.ºs 282/2011 e 3.010/2011, estas do Ministério da Fazenda e Receita Federal do Brasil, respectivamente. Os normativos estabelecem os procedimentos, critérios e condições na ação de apreensão de mercadorias estrangeiras, bem como, quando de sua destinação.

Conforme previsão da norma, a entidade que receber veículo em doação, para que possa utilizá-lo, deverá providenciar a inscrição “Doado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil”, em sua lateral.

Fonte: Assessoria de Comunicação



 

 


segunda-feira, 28 de junho de 2021

LEILÕES FALSOS

     O Site Reclame aqui (LINK)disponibiliza diversas reclamações sobre empresas (sites) que tentam roubar os internautas oferecendo veículos em leilões que, na verdade, não existem. O cidadão, após arrematar o veículo(s) no leilão e pagarem (tudo on-line) o lote, se dirigem para retirar o veículo e descobrem que o veículo e, se quer, o depósito/estacionamento, existem. Aí o prejuízo já ocorreu, rastrear a conta depositada fica muito difícil, somente a sorte e a agilidade de órgãos policiais e da justiça poderão reverter o fato consumado (o quem 99,9% dos casos não ocorre).

    Somente o site Reclame Aqui não é suficiente para garantir que o leilão não é falso e, inclusive os golpistas já o usam par forjar informações falsas conforme orientou o portal EXTRA

    Vários portais alertam para a existência destes sites falsos e orientam como minimizar os riscos de cair no golpe, como por exemplo:


Na postagem anterior publicamos um lista com alguns site apontados como falsos  pelo Portal CONTABILIDADE. Hoje trazemos aqueles objeto de reclamações que importam em grande risco ao usuário pelo portal Reclame Aqui, sites com fortes indícios de fraude, ou informações comprovadas de fraude. aconselhando-se o usuário somente participar se o leiloeiro fornecer documentos comprobatórios da existência dos veículos:

  1. www.goianialeiloes.com
  2. www.chapecoleilaoonline.com
  3. www.zoomleiloes.com
  4. www.multicarleiloes.com
  5. www.lemosleiloes.com
  6. www.peterauto.store
  7. www.aquarelaleiloes.com
  8. www.magnificoleiloes.com
  9. www.gravataileiloes.com
  10. www.garraleiloes.com
  11. www.explorerway-leiloes.com
  12. www.grupodahruileiloes.com
  13. https://leiloesanhembi.com
  14. https://www.lexusleiloes.com

Sites que não apresentam a transparência do CNPJ em sua página, trata-se de página não registrada no país (indício de irregularidade como mencionado pelos investigadores de sites) e imagens do google maps não coincidem com o depósito de veículos:

  1. https://mogileiloes-apreendidos.com
  2. https://reidovale.com/br
  3. https://payuleiloesbrasil.com/br
Aconselhando-se o usuário somente participar se o leiloeiro fornecer documentos comprobatórios da existência do estabelecimento e dos veículos.


Aguarde novas pesquisas.






<script data-ad-client="ca-pub-6223535275714476" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>

LEILÕES FALSOS

    O Site Reclame aqui (LINK)disponibiliza diversas reclamações sobre empresas (sites) que tentam roubar os internautas oferecendo veículos em leilões que, na verdade, não existem. O cidadão, após arrematar o veículo(s) no leilão e pagarem (tudo on-line) o lote, se dirigem para retirar o veículo e descobrem que o veículo e, se quer, o depósito/estacionamento, existem. Aí o prejuízo já ocorreu, rastrear a conta depositada fica muito difícil, somente a sorte e a agilidade de órgãos policiais e da justiça poderão reverter o fato consumado (o quem 99,9% dos casos não ocorre).

    Somente o site Reclame Aqui não é suficiente para garantir que o leilão não é falso e, inclusive os golpistas já o usam par forjar informações falsas conforme orientou o portal EXTRA

    Vários portais alertam para a existência destes sites falsos e orientam como minimizar os riscos de cair no golpe, como por exemplo:


Veja aqui alguns site apontados como falsos (Conforme Portal CONTABILIDADE):

  1.      www.indacarleiloes.com
  2.       www.gruposantoroleiloes.com
  3.       ‎www.grupotrwleilaodecaminhoes.com
  4.       ‎www.patioleiloes.com
  5.       ‎www.tmcleiloes.com
  6.       ‎www.ahleiloes.com
  7.       www.albuquerque-leilao.com/br‎
  8.       www.asturiasleiloes.com
  9.       www.bandeirantes-leiloes.com
  10.   www.belarminoleiloes.com
  11.   www.blumenauleiloes.com
  12.   www.diasearaujoleiloes.com
  13.   www.feiracar-leiloes.com/‎
  14.   www.felixleiloes.com/‎
  15.   www.globalauctionleiloes.com/‎
  16.   ‎www.grandelanceleilao.com/
  17.   ‎www.grupocityleiloes.com/‎
  18.   www.gruposodre-leiloes.com/br‎
  19.   www.habibleiloes.com
  20.   ‎www.itapetileiloes.com
  21.   www.josearaujoleiloes.com
  22.   ‎‎www.leiloesasanel.com
  23.   ‎www.lutinterleiloes.com
  24.   www.marilialeilao.com
  25.   www.massaleiloeiro.com
  26.   www.massaleiloeiro.com
  27.   ‎www.mdfleiloes.com
  28.   www.mdr4leiloes.com
  29.   ‎‎www.montenegro-leiloessp.com
  30.   ‎www.nascimentoleiloes.com‎
  31.   www.oreidosseminovosleiloes.com
  32.   www.padilha-leiloes.com
  33.   www.patioleiloes.com‎
  34.   www.pindoramaleiloesonline.com
  35.   www.reidosulleiloes.com
  36.   www.santarosaleiloes.com
  37.   www.senajleiloesdecaminhao.com
  38.   www.seopleiloes.com
  39.   www.taubateleiloes.com
  40.   www.vendamaisleilao.com
  41.   ‎www.vendamaisleilao.com
  42.   www.leiloesvillage.com
  43.   www.fagundesleiloesonline.com‎
  44.   www.leilaodetran.org
  45.   www.leilaoextrajudicialoficial-rj.org‎
  46.   www.caminhoesecia-leiloes.com
  47.   www.triunfoleilaodeutilitarios-br.com/caminhoes‎
  48.   www.mastercarleiloesonline.com
  49.   ‎www.leiloesdetranparana.org
  50.   ‎www.copartleilao.com
  51.   www.sato-leiloes.com

Nas próximas publicações vamos atrás de mais sites.