terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Aplicativos da Receita Federal em tablets e smartphones

      Está em curso na área de tecnologia da RFB (Receita Federal do Brasil) projeto de mudança para que os aplicativos e as páginas da RFB na internet possam ser utilizados em tablets e smartphones. Esses dispositivos usam sistemas desenvolvidos para eles e praticamente não aceitam os aplicativos disponíveis para uso em computadores e notebooks.

      A RFB ainda não definiu uma data para que todas as mudanças sejam feitas, mas segundo declaração do subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, à Agência Brasil, toda a arquitetura dos aplicativos para dispositivos móveis está praticamente pronta.

      A coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal, Maria Helena Cotta Cardozo, ressalta que, atualmente, as pessoas que têm dispositivos móveis querem informações instantâneas. Por isso, a RFB procura acompanhar as mudanças fruto da evolução da tecnologia da informação.

      Ela lembra que, inicialmente, nem todos os serviços estarão disponíveis. Pela própria complexidade e por questões de segurança, é mais fácil disponibilizar os serviços que exigem menor nível de segurança, como os que estão fora do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

       Na esteira das mudanças a fim de facilitar a vida do contribuinte, uma delas promete agilizar a vida dos passageiros vindos do exterior, a partir de janeiro de 2013: a possibilidade de preencher a declaração de bagagem, ao chegar ao Brasil, pelos aparelhos móveis. A proposta é que as informações sejam enviadas online para computadores da Receita.

...........................................