A Receita Federal disponibilizou seu Assistente Virtual
(atendimento robotizado ou chatbot) na página inicial do site. O Léo é um
assistente virtual dotado de inteligência artificial.
O objetivo, neste primeiro momento, é que o Léo consiga responder
à maior parte das dúvidas sobre os assuntos relacionados à Declaração de
Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e
Fundos (DCTFWeb), como também ao Acesso a Sistemas Aduaneiros e ao Registro de
Despachante e Ajudante.
A Receita também está desenvolvendo novos temas para serem
incluídos no banco de assuntos tratados pelo assistente virtual, inclusive os
relacionados a cadastros, como o CPF e outros assuntos tributários. Os novos
temas serão divulgados assim que implementados.
Com essas ações, a Receita Federal colabora para tornar mais
acessíveis e facilitar os procedimentos necessários à atuação no comércio
exterior e demais serviços prestados pelo órgão.
Como acessar
O Léo já está em todos as páginas do site, no canto inferior da
tela.
Ou você pode acessar pelo endereço www.gov.br/canais_atendimento/chatbot.
Para começar a conversar com o chatbot, escolha o assunto desejado,
clicando no nome ou digitando o respectivo número.
Pronto! Agora é só digitar suas dúvidas e interagir com o Léo.
Caso ele encontre mais de uma resposta, serão apresentadas algumas opções ao
usuário, que deverá escolher a mais adequada. O assistente virtual aprende a
partir da interação com os usuários, portanto não deixe de confirmar se a
resposta atendeu ou não o questionamento feito, a fim de aprimorar a qualidade
das respostas.
Fonte: Fabio B Salvador