quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Receita Federal destina celulares à Polícia Militar

     A Receita Federal em Marília e a Superintendência em São Paulo, destinaram mais de 2.000 celulares à Polícia Militar.

      Aparelhos já foram distribuídos e estão sendo usados como terminal de dados pelas equipes de policiamento.


   No final de 2019, a Delegacia de Marília e o Serviço de Mercadorias Apreendidas (Semap) da Superintendência da 8ª Região Fiscal destinaram mais de 2 mil smartphones à Polícia Militar do estado de São Paulo. Os aparelhos foram avaliados em R$ 1,5 milhão e já estão sendo utilizados como terminal de dados pelas equipes de policiamento.

   "Ressaltamos que os equipamentos estão sendo de suma importância no policiamento, tendo em vista estarmos em plena Operação Verão e nosso efetivo necessitar de tais equipamentos para dar um atendimento de qualidade para a população paulista", explica o major Rodrigo Fernandes Dourado, chefe de Divisão da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM.

   De acordo com Dourado, com os equipamentos, é possível fazer o Boletim de Ocorrência de forma eletrônica, o que agiliza o atendimento, evita a necessidade de encaminhamentos à delegacias de polícia e permite a impressão do boletim pelo próprio cidadão, através da internet. Outra vantagem apontada é a possibilidade de utilizar outras aplicações, como consulta de placas e de documentos, dentre outras.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Cocaína escondida de formas surpreendentes são descobertas pela fiscalização da Receita



O tráfico internacional de drogas está aprimorando cada vez mais suas formas de ocultar o envio de drogas, já que a Receita Federal vem batendo recordes de apreensões e atuando de forma eficaz contra esse crime. Esta atuação, reconhecida internacionalmente, traz mais segurança para a sociedade brasileira.

A Alfândega do Aeroporto de Viracopos possui equipes que vêm aprimorando seus métodos de controle e de ação, valendo-se de inteligência fiscal e gestão de riscos, obtendo êxito nessa atividade, que visa proteger a sociedade.

Uma das equipes que tem apresentado ótimos resultados é a que atua junto às remessas expressas internacionais, que geralmente recebe pacotes menores. Os criminosos tendem a pensar que a Receita daria menor atenção a esses volumes por suas dimensões reduzidas, mas não é o que acontece. Nada tem escapado à ação fiscal, independente de se estar monitorando grandes ou pequenas cargas.
No primeiro mês deste ano, a equipe que controla as remessas expressas na Alfândega de Viracopos efetuou várias apreensões de drogas, dentre as quais algumas de cocaína oculta em produtos inusitados:



Acima, cocaína encontrada em tubos de shampoo e produtos cosméticos que estavam sendo enviados para a Inglaterra e em porta-retratos enviados como remessa expressa para Hong Kong.











Cocaína oculta em peças metálicas, com destino à Irlanda, e em embalagens de cera depilatória, com destino a Hong Kong.











Cocaína oculta em tubos de cosméticos. A primeira tentativa de tráfico tinha como destino a Irlanda; já a segunda, Hong Kong.













Cocaína diluída em folhas de catálogo e em lenços umedecidos junto a artigos infantis. Os artigos seriam enviados à África do Sul.




Até mesmo produtos revestidos com grossa camada metálica, como parafusos industriais, não escapam da ação fiscal na missão de combater o tráfico internacional. Desta vez, a droga estava sendo enviada para a China.