sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Importância do Trabalho em Equipe

A característica principal de uma equipe é que os integrantes têm um propósito comum e dependem uns dos outros para o desempenho definitivo.


Uma equipe só pode “vencer” quando usa as atitudes de seus integrantes em um esforço coordenado, em vez de uma série de atividades individuais.





Algo que ilustra perfeitamente o senso de equipe foi descoberto por cientistas americanos, quando observaram o porquê os gansos voarem em formação “V”, seque abaixo algumas conclusões:

1 – Fato: À medida que a ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente. As pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança umas das outras.

2 – Fato: Sempre que um ganso sai fora de formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de voar só, e de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente. Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo em comum.

3 – Fato: Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta. É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

4 – Fato: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.

5 - Fato: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntam-se à outra formação, até encontrar o seu grupo original. A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

Se tivéssemos o sentido dos gansos, também ficaríamos assim, um ao lado do outro.

Existe uma diferença significativa de um grupo para uma equipe. Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns. É muito mais do que um simples agrupamento de pessoas, pois seus membros interagem regularmente e consideram-se mutuamente dependentes para alcançar seus objetivos. Assim, um grupo é um conjunto de pessoas que interagem primariamente obtendo desempenho meramente igual à soma das contribuições de cada membro individual (cooperação).

Pode-se considerar equipe um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados.

Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

O grande astro da NBA (Liga de basquete americana) Michael Jordan disse certa vez “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

..................................................