segunda-feira, 23 de março de 2009

Pilhas, pilhas piratas, pilham a nossa saúde


No ano passado, unidos, iniciamos a campanha pela coleta de pilhas usadas para que estas tenham uma destinação ecologicamente correta. Observamos entre as pilhas encaminhadas pelas Agências e as coletadas no hall de entrada do prédio, a grande quantidade de pilhas de origem duvidosa.

Segundo informações do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) cerca de um terço do mercado de pilhas e baterias é ilegal, por sua origem clandestina. Os teores de metais pesados em pilhas ilegais se encontram muito acima dos limites permitidos pela legislação brasileira, notadamente o mercúrio e o cádmio, além disso a durabilidade e resistência das pilhas ilegais são de 10 a 30 vezes inferiores às de origem legal, obrigando um uso mais intenso e maior descarte das mesmas (o barato sai caro!); Ao contrário das pilhas fabricadas no Brasil, mesmo com o notório desrespeito à saúde do cidadão os órgãos de controle não podem imputar penalidades aos responsáveis, pelo risco à saúde que oferecem, devido à dificuldade de identificar os mesmos já que o sua introdução no país e comércio são provenientes de atividades ilícitas(o barato sai ainda mais caro!).
Assim, o apelo que faço aos amigos é, além de não consumirem tais produtos que trazem graves danos à saúde humana e ao meio ambiente(que com certeza já fazem), divulguem e sejam disseminadores desta consciência cidadã.
Parabéns a todos os colegas que acreditaram e acreditam nessa bandeira e tem ajudado de todas as formas na coleta das pilhas usadas e na orientação sobre os seus malefícios ao meio ambiente quando incorretamente descartadas.

IVAN MALHEIROS
................................................................................
Mensagem encaminhada aos servidores da repartição mas que vale a pena ser divulgada a todos.
Ivan.