terça-feira, 16 de junho de 2009

2010 Ano Nacional "Joaquim Nabuco"

Publicado no DOU de hoje:

LEI No- 11.946, DE 15 DE JUNHO DE 2009

Institui o ano de 2010 como Ano Nacional Joaquim Nabuco.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono seguinteLei:
Art. 1o É instituído o ano de 2010 como Ano Nacional Joaquim Nabuco em celebração ao centenário de sua morte.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 15 de junho de 2009; 188o da Independência e República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Quem foi?

. -> Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo: político, diplomata, historiador, jurista e jornalista brasileiro - Nasceu na manhã do dia 19 de agosto de 1849, filho do senador José Tomás Nabuco de Araújo e de sua esposa, Ana Benigna de Sá Barreto. de família ilustre, uma vez que os Nabucos de Araújo eram uma influente família baiana que dava senadores ao Império desde o Primeiro Reinado, e os Paes Barreto se constituíam em uma família de grande influência em Pernambuco, desde o século XVI, estando a ela vinculado Francisco Paes Barreto, último morgado do Cabo e marquês do Recife.

. -> Joaquim Nabuco se opôs de fortemente à escravidão, contra a qual lutou tanto por meio de suas atividades políticas, quanto com sua produção literária. Fez campanha contra a escravidão na Câmara dos Deputados em 1878 e fundou a Sociedade Antiescravidão Brasileira, sendo responsável, em grande parte, pela Abolição em 1888.
. -> Após a derrubada da monarquia brasileira retirou-se da vida pública por algum tempo.
Mais tarde serviu como embaixador nos Estados Unidos da América (1905-1910). Passou muitos anos tanto na Inglaterra quanto na França, onde foi um forte proponente do pan-americanismo, presidindo a conferência de Pan-Americanos de 1906. Nabuco foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
. -> Morreu em Washington (EUA), onde era embaixador, em 17 de janeiro de 1910.
...............................................
fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Nabuco