segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Hino Nacional - letra de introdução

Recentemente recebi e-mails sobre a existência de uma letra que acompanharia a introdução de nosso glorioso Hino Nacional e que consistiria em:

"Espera o Brasil
Que todos cumprais
Com o vosso dever.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!
Gravai o buril
Nos pátrios anais
Do vosso poder.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!
Servi o Brasil
Sem esmorecer,
Com ânimo audaz
Cumpri o dever,
Na guerra e na paz,
À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil.
Eia sus, oh sus!"

O Hino Nacional Brasileiro teve também sua história, o hino à época da proclamação da independência, o hino à época da abdicação de D.Pedro I, e o hino por ocasião da proclamação da República.
Após a proclamação da República foi realizado um concurso para escolher o novo Hino Nacional, mas a composição vencedora não agradou à opinião pública daquela época e acabou se transformando no "Hino da Proclamação da República".
A população continuava a gostar do hino original, composto por Francisco Manuel da Silva e fora composto inicialmente para comemorar a independência do Brasil, este vínculo com o império os republicanos da época não conseguiram romper nem mesmo à força de Decreto (rsrs).
Somente em 1906, após um novo concurso em que se obtinha uma letra adaptada para a música original é tivemos como vencedora a letra composta por Joaquim Osório Duque Estrada.
A introdução cantada acima não faz parte da letra OFICIAL, ou seja, nem o Decreto 15.671 de 1922, tampouco a Lei 5.700 de 1971 (hoje em vigor), contém a parte do poema ora em comento. E, enquanto em vigor, vale o disposto na Lei.

......................................................................................................................