quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mutirão da Cidadania atende 242 pessoas no primeiro dia

Com um movimento intenso principalmente na Caixa Econômica Federal, Previdência Social (INSS), Ministério Público do Trabalho e oftalmologia, o Mutirão da Cidadania no bairro Nova Marília atendeu 242 pessoas no primeiro dia. Para o idealizador do projeto, Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, o resultado foi muito bom, destacando a agilidade dos funcionários mobilizados pelos 23 órgãos parceiros. O mutirão prossegue nesta sexta-feira, das 9 às 16h00, na Associação dos Moradores do Nova Marília (Lavanderia Comunitária). Esta é a quinta edição em Marília que já beneficiou 1.930 pessoas na cidade, além de outras 154 na cidade de Garça. Com o aumento do número de entidades envolvidas, o índice de solução dos casos no próprio local já supera 90%. O Mutirão da Cidadania é inédito no país e tem por objetivo levar à população dos bairros a prestação de serviços a cargo de entidades públicas.

O atendimento é feito em todas as áreas, inclusive atendimento médico (alunos da Faculdade de Medicina de Marília – Famema), oftalmológico e Hemocentro (cadastro de medula óssea). Os moradores também poderão tirar segunda via do registro civil, CPF, além de atendimento jurídico, previdenciário, sobre imóveis, além de fazer reclamações ou denúncias, tudo com rapidez e sem burocracia. Nesta edição, o projeto conta com apoio da Associação de Moradores do Núcleo Nova Marília e o COMSUL (Conselho de Associações de Moradores da Zona Sul).

Graças aos mutirões foram detectados problemas como a deficiência de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, falta de escrituras públicas no jardim Santa Antonieta e até denúncia de trabalho escravo. No caso do registro dos imóveis, foi realizada uma audiência pública com os moradores e, a partir daí, um esforço das entidades envolvidas para solução desse problema, o que vem dando resultado, tanto que os primeiros títulos de propriedade já começam a ser inscritos no Cartório de Registro de Imóveis.

Durante o mutirão, a diretoria da MATRA manteve contato com os representantes da CGU (Controladoria Geral da União), que recentemente esteve em Marília fazendo uma auditoria especial nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Estiveram na cidade, para conhecer o projeto, o assessor da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, Marcos Antonio Mancuso, e o chefe da Divisão de Atendimento do INSS, Ricardo Espírito Santo Ferro.
........................................................
fonte: (http://www.matra.org.br/noticia.php?id=1629)
.......................................................................................
A Receita Federal do Brasil esteve presente no projeto com a presença do Auditor Fiscal Edson Toledo que esclareceu dúvidas do Imposto de Renda Pessoa Física dos cidadãos.