quarta-feira, 12 de maio de 2010

A unidade móvel da Receita, o “Ônibus da Cidadania”

Iniciativa da Delegacia da Receita Federal em Goiânia (DRF/GOI) leva serviços e Educação Fiscal para municípios do interior que não contam com unidades do órgão. A unidade móvel da Receita, o “Ônibus da Cidadania”, esteve em Iporá nos dias 27 e 28 de abril, prestando atendimento para a população e divulgando a Educação Fiscal.




A DRF/GOI resolveu aproximar mais a Receita Federal da população goiana e montou uma unidade móvel para visitar os municípios que não contam com sede (delegacia ou agência) do órgão. Iporá foi a primeira cidade a ser visitada, nos dias 27, 28 e 29 de abril. Palestras, prestação de serviços e Educação Fiscal fizeram parte do programa. A intenção da Delegacia é estar em uma cidade por mês, mas para isso precisa estabelecer parcerias com as autoridades locais.

Em Iporá

O motor home da Receita vai estacionou na Praça da Feira Coberta (Centro de Abastecimento Esporte e Lazer) para prestar serviços e dar informações para a população e empresas do município. A equipe de cinco servidores atendeu a 169 contribuintes, prestando exatos 400 serviços.

O sucesso da iniciativa foi tão grande que a Receita Federal, atendendo a pedidos da população estendeu sua estada em Iporá por mais um dia, inicialmente os atendimentos estavam previstos para acontecer apenas nos dias 27 e 28.

Pesquisa de situação fiscal e cadastral, emissão de guia para recolhimento de tributos federais (DARF), inscrição no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), emissão de relatórios de restrições junto à Previdência Social, serviços básicos de CPF e cadastramento de senhas para os serviços previdenciários foram disponibilizados à população de Iporá.

Na noite do dia 27, no auditório da Câmara de Vereadores, Humberto Matsuda, representante goiano de Educação Fiscal pela RFB e João Caputo, representante de Educação a Distancia (EAD) pela Receita Federal em Goiás, palestraram para cerca de 70 autoridades, servidores públicos e estudantes da faculdade local. O primeiro falou sobre “A Sensibilização para a Educação fiscal e a Cidadania”, o segundo sobre o curso a “Disseminadores de Educação Fiscal à Distância”.

Na noite seguinte o encontro foi na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e dirigiu-se a empresários, estudantes da Escola de Jovens e Adultos do Colégio Dom Bosco e a profissionais que atuam junto à Receita Federal. Cinquenta pessoas estiveram assistindo às palestras.

Após as palestras do dia 28 foi formada uma pré-comissão de trabalho para a instituição do Grupo Municipal de Educação Fiscal de Iporá. Segundo Humberto Matsuda “isso mostra o sucesso da iniciativa da DRF/GOI, pois o conjunto das atividades feitas em Iporá conseguiu sensibilizar a sociedade local para o tema da Educação Fiscal”, conclui.

...........................................................................
Fonte: DRF/GOI