quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Operação Grammata

Investigação da Policia Federal, em parceria com a RFB, desencadeou nesta quarta-feira (19/01) a Operação Grammata, visando à repressão de crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes tributários, falsidade documental, estelionato e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A investigação teve origem no Rio Grande do Sul, durante a apuração de possíveis crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária praticados em cidade na fronteira com a Argentina. Com a evolução dos trabalhos foram detectadas outras praticas ilícitas e conexões com empresários de outros estados da federação.

A fraude consistiria na captação de recursos de terceiros, objetivando a negociação de títulos da dívida pública, letras do tesouro nacional da década de 1970, em sua maioria falsificadas. Uma parte desses títulos era utilizada como garantia financeira em financiamentos internacionais e como ativos financeiros para inflar o patrimônio de empresas.

Para captação dos recursos, eram prometidos valores milionários de reembolso do investimento, entre 10 a 20 vezes o montante investido.

Com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a investigação procura identificar outros envolvidos com a fabricação, comercialização e negociação de títulos públicos federais falsificados ou prescritos e sua utilização indevida. A Receita irá apurar as repercussões tributárias das negociações.

.............................................
fonte: Comunicação RFB