terça-feira, 28 de junho de 2011

Operação Pomar

Ações fiscais em oito estados desmontam fraude bilionária na importação e remessa ilegal de divisas

 
     Após quatro anos de investigações da Receita Federal do Brasil (compartilhadas com o Ministério Público e a Polícia Federais), duas organizações criminosas serão alvo, nessa terça-feira (28/06), de buscas e apreensões em 73 estabelecimentos e residências em São Paulo e outros sete estados, espalhados por seis Regiões Fiscais.
     Trata-se da maior investigação já realizada pela Receita Federal em São Paulo no combate à interposição fraudulenta, que identificou, até aqui, cerca de 60 laranjas, além da prática reiterada de criação e morte de dezenas de empresas de fachada, empregadas para ocultar os reais beneficiários do esquema que provocou dano ao Erário estimado em R$ 1,4 bilhão.
     Além da ocultação sistemática dos reais importadores e exportadores, da farta utilização de documentos falsos em importações subfaturadas e na quebra da cadeia do IPI, as quadrilhas lançavam mão de laranjas – pessoas e empresas sem capacidade financeira – para blindar o patrimônio do grupo e remeter ilegalmente divisas a paraísos fiscais e países exportadores do sudeste Asiático.
     A força-tarefa composta de 136 servidores da Receita Federal do Brasil e 301 da Polícia Federal vai percorrer 19 depósitos de mercadorias estrangeiras, além de residências, escritórios e lojas de tradicional bairro de comércio varejista da capital paulista.
     No total, dar-se-á cumprimento a 67 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão dos envolvidos, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
...........................................................................

fonte: Assessoria de Comunicação - RFB/SP