quinta-feira, 15 de março de 2012

Receita Federal apreende mais de 500 mil óculos e armações no centro de São Paulo


14/3/2012 - Mercadoria é avaliada em R$ 7,5 mi; Produtos entraram irregularmente no País 

       A Operação Blind, que significa cego em inglês, resultou na apreensão de cerca de 500 mil óculos de sol e armações de óculos de grau, com valor estimado de venda no atacado de R$ 7,5 milhões. Os produtos apreendidos têm origem chinesa e estavam sem documentação de importação, demonstrando a entrada irregular no País. Parte das mercadorias ainda era contrafeita - um risco para a saúde do consumidor.
       “Por entrarem por vias irregulares no País, o lucro que eles têm é de 100% do valor da mercadoria. Além de não pagarem tributos e desrespeitarem os direitos autorais, eles trazem risco para a saúde do consumidor”, afirmou Ricardo de Sousa, chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho.
Operação Blind
      Os produtos estavam em 16 lojas de uma galeria do centro de São Paulo – todas revendedoras de óculos e armações no atacado. Os lojistas agora têm prazo de cinco dias para apresentar a nota fiscal de entrada dos produtos. Se não apresentarem, será lavrado auto de infração e será aplicada pena de perdimento das mercadorias. Os produtos contrafeitos apreendidos serão destruídos.
      A Operação Blind foi resultado de dois meses de pesquisa e reuniu 38 servidores da Receita Federal, 12 agentes da Polícia Militar e 8 da Polícia Federal.

........................................................
fonte: ASCOM/SRRF