sábado, 21 de abril de 2018

Voce tem dinheiro na poupança? Leia isso


A Selic despencou de +14,25% para +6,5% ao ano.



Fonte: Gaucha ZH by Empiricus

Conforme análise da Empíricus a Selic deve cair para +6,25% já na próxima reunião do Copom, em 16 de maio, e diminuir ainda mais nas reuniões seguintes.
            Assim, sua caderneta de poupança deverá remunerar seu dinheiro aplicado em apenas +4,38% ao ano, bem inferior aos 6% ao ano, como era antes da Lei 12.703 de 2012. Que alterou o Art. 12 de Lei 8.177 e estabeleceu que a remuneração da poupança, além da TR:

II - como remuneração adicional, por juros de

a) 0,5% (cinco décimos por cento) ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, for superior a 8,5% (oito inteiros e cinco décimos por cento); ou                      (
b) 70% (setenta por cento) da meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, nos demais casos.

§ 1° A remuneração será calculada sobre o menor saldo apresentado em cada período de rendimento.

Assim, quanto menor for a Selic, menos atrativa ainda será a poupança. Se você possui dinheiro aplicado neste tipo de investimento, talvez seja o momento de refletir se não é o momento de mudar. BOA SORTE!

“caderneta”? Ivan, porque "caderneta"? 
Está aí um exemplo de nome histórico que se perdeu nas brumas do tempo e no atual mundo digital, para muitos, é difícil entender o seu significado. A verdade é que quando foi criada era, de fato, uma caderneta como voce já devia ter imaginado.


(imagem obtida em http://www.resimob.com.br )

As cadernetas de poupança foram criadas em 1861, na época do Imperador D.Pedro II, juntamente com a criação da Caixa Econômica Federal (janeiro/1861) que na época chamava-se Caixa Econômica da Corte.
A poupança tinha, já àquela época, o objetivo único de remunerar depósitos com juros de 6% ao ano sob a garantia do governo imperial.