sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

imposto de renda pessoa física - malha fiscal

Como faço para saber se minha declaração do imposto de renda pessoa física 2010 ficou retida em malha?


Se você não recebeu sua restituição do imposto de renda ou notificação de processamento da declaração do imposto de renda com imposto a pagar até o sétimo lote (dezembro de 2010), muito provavelmente sua declaração está em malha.

Mas não se desespere, a solução pode ser mais simples do que imagina.

CONSULTE SUA DECLARAÇÃO

Acesse sua declaração através do portal da Receita Federal no link “Acessar extrato do IRPF” ali existe 2 tipos de acesso:

1º com a utilização do CERTIFICADO DIGITAL. Para quem possui certificado digital.

2º Acesso via CÓDIGO DE ACESSO.

Se você não possui ou esqueceu o código de acesso ou a senha, pode obtê-lo através deste link . Além do CPF e data de nascimento, você vai precisar dos números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) dos exercícios de 2009 e 2010, das quais conste entrega e o voce titular.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

Se a sua declaração está retida em malha e informações incorretas. Retifique-a, corrigindo os erros cometidos. A retificação é feita pela internet utilizando o mesmo programa gerador de declaração. Segundo dados estatísticos divulgados pela RFB mais de 60% das declarações que estão em malha são resolvidas com este procedimento.

Se sua declaração retida em malha está correta e o voce tem toda a documentação comprobatória das informações declaradas, então, você tem duas opções:

Primeira opção: Solicitar a antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências

Segunda opção: Aguardar intimação ou notificação de lançamento da Receita Federal para só então apresentar a documentação comprobatória

Se você optar pela primeira opção, convém observar as informações contidas na página da RFB no link Pendências .

....................................................................
fonte: site da RFB