segunda-feira, 7 de junho de 2010

Em Marília 1º Lote de Restituição do IR vai injetar R$ 7 milhões e 900 mil

O primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, ano-calendário 2009, vai injetar cerca de R$ 7.929.650,27 na economia da região da Delegacia da Receita Federal de Marília que abrange 56 municípios, 9.511 contribuintes serão contemplados neste primeiro lote. A consulta será liberada na próxima terça-feira, dia 8 e o pagamento do crédito aos contribuintes será no dia 15 na conta informada pelo contribuinte em sua declaração.

Estarão contemplados contribuintes com mais de 60 anos, como determina o Estatuto do Idoso. Em seguida, recebem o crédito aqueles que entregaram a declaração logo no início do prazo estipulado pela Receita, no mês de março. A consulta pode ser feita no site (www.receita.fazenda.gov.br).

Malha fina

Quem apresentou a declaração com alguma inconsistência pode verificar se está retido na malha fina. Até a hoje, segunda-feira, a delegacia da Receita Federal de Marília contabiliza 4.472 declarações na malha fina. Para saber, o contribuinte pode consultar o extrato da declaração, no site da Receita.

Basta clicar na primeira página do site, sobre o link “Declaração do Imposto de Renda retida em malha”. Em seguida, o contribuinte deve clicar em “Acessar o extrato IRPF no portal e-CAC”. A Receita vai pedir um código que pode ser criado no mesmo local. Para gerá-lo é preciso informar o número do CPF e os números dos recibos de entrega das declarações dos últimos dois anos.

Entre os principais motivos para as declarações serem retidas na malha fina, estão a omissão de rendimentos, como aluguéis e serviços prestados, além de divergência de dados com a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (Dirf) das fontes pagadoras, e despesas médicas relacionadas a dependentes.
......................................................................
fonte: ASCOM/Receita Federal/Marília
.....................................................