segunda-feira, 9 de março de 2009

Visão Positiva

Digo sempre aos meus filhos em forma de rima simplória e divertida: “A vida é linda, a vida é bela, as pessoas é que insistem em complicar ela”

Muitas pessoas com quem conversamos em nosso dia-a-dia costumam externar que a vida está muito ruim, que os negócios “vão de mal a pior”, que “tudo na vida é muito complicado”, enfim, que a felicidade é utopia ou não é coisa desse mundo. O que talvez elas não saibam é que o principal obstáculo para conquistarem a felicidade está na própria consciência e na forma de direcionar nossos pensamentos.

Cada um de nós tem liberdade para decidir qual caminho tomar e de que forma agir. Diariamente somos testados dezenas de vezes em tomar decisões que de alguma forma afetam nossa vida. Cada decisão tomada é reflexo daquilo que pensamos e daquilo que buscamos, isto é, a materialização de um desejo e de um pensamento em nossas mentes.
Recentemente vimos a popularização de um filme, que se tornou livro, que gerou textos e teses variadas: “O segredo”. Que consiste, na essência, em mobilizar as pessoas a usar a força do pensamento para direcionar sua vida e obter sucesso. Um “segredo” já conhecido há milênios e já difundido em diversas obras do conhecimento humano. Mas a técnica não funcionará se a pessoa não mudar, efetivamente, seu modelo mental e forma como ela encara a vida.
Se ela não entende o verdadeiro significado ela pensará “desejo ser feliz”, quando na verdade deveria pensar “Obrigado Pai, por eu ser uma pessoa feliz”. Se ela não entende o verdadeiro significado, pensará “quero ter uma família que viva em harmonia”, quando na verdade ela deveria, no silêncio interior, pensar “Obrigado pela família harmoniosa que possuo”.
É preciso que a pessoa internalize sua mudança de pensamento, vamos dizer... Crer piamente nesta mudança de postura. Quando um jovem cresce ouvindo seus pais dizerem que ela é relaxada, preguiçosa e irresponsável, ele internalizará isto como uma verdade que na vida adulta perpetuará impedindo-o de conseguir realização pessoal, causando, pois se sentirá sempre sendo o relaxado, o preguiçoso e irresponsável das inter-relações cotidianas. Esse indivíduo terá dificuldades em mudar sua postura, talvez, precise de auxílio. E assim é com muitos indivíduos em maior ou menor escala e intensidade.
Pensamentos ruins, baixa auto-estima e pessimismo atrapalham e obstruem qualquer tipo de progresso na vida, inclusive, extrapolam a dimensão psico-emocional e podem gerar problemas de ordem física tais como gastrite, pressão alta, estresse e até câncer. No entanto, não nos enganemos, o sucesso para alcançar aquilo que se aspira não depende somente de bons pensamentos e sonhos – a ação é fundamental, logo, lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais.
Mas além de agir o indivíduo tem que ter clareza de que ele traz para si aquilo que pensa e que sente. Tudo que está acontecendo na vida da pessoa é ela que atrai. A questão é como mudar o que pensa e o que sente em relação a algo. E isto nada mais é do que um processo de autoconhecimento que depende de muita vontade e deteminação.
IVAN MALHEIROS